A invasão na conta do Instagram com certeza é uma grande dor de cabeça! Nesse artigo, vamos explicar o que fazer caso isso aconteça.
Mas em primeiro lugar, é importante entender uma coisa:
Existem algumas formas que os golpistas usam para invadir contas no Instagram, essas aqui são as principais:
• O seu número de telefone estava cadastrado no Instagram e seu chip foi clonado na operadora.
• Você clicou em algum link enviado por golpistas ou informou o código de acesso.
• A sua senha foi alvo de um vazamento de dados.
Agora, a grande pergunta é:
O Instagram possui uma ferramenta específica para recuperar contas que foram invadidas. A recuperação pode ser realizada por meio do site https://www.instagram.com/hacked/.
Até hoje, infelizmente o Instagram não tem um suporte via chat para auxiliar na solução desse problema, o que deixa ainda mais complicada a situação de quem teve a conta invadida.
Muitas pessoas acabam não recebendo o suporte automatizado, mesmo solicitando ajuda na plataforma.
Sem dúvidas, isso gera uma grande situação de desespero.
É por isso que em muitos casos, a Justiça entende que a prática da empresa viola os Direitos do Consumidor, caraterizando o dano moral em alguns casos.
Antes de tudo, é importante buscar uma resposta do Instagram diretamente com a empresa para solucionar o problema.
Também é recomendável registrar um boletim de ocorrência sobre o ocorrido, relatando com detalhes os prejuízos causados.
Com isso em mãos, é possível solicitar a devolução do perfil de forma urgente em uma ação judicial e, caso a Justiça entenda que você está sofrendo um grave dano na conta, pode ser determinada a devolução da conta já no início da ação.
Nesse caso, a Justiça determina que o Instagram restitua a conta invadida, retirando o acesso de terceiros e possibilitando a redefinição da senha.
No final da ação, a Justiça avalia se a situação gerou os danos morais e julga definitivamente o pedido de recuperação da conta.
Por fim, é importante resolver a situação o mais rápido possível para evitar que os invasores causem prejuízos dentro da conta aplicando golpes ou compartilhando informações pessoais.
Curitiba
Edifício Opus One Office.
Rua Doutor Manoel Pedro, 365, Conjunto 401, Cabral.
(41) 99892-6564
São Paulo
Edifício Barão de Rothschild.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1572, Conjunto 1022, Jardim Paulistano.
(11) 4420-1573